Como se preparar para as provas de ciclismo

Como se preparar para as provas de ciclismo

Como se preparar para as provas de ciclismo

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Com a difusão do ciclismo, existem muitas provas longas que valem a pena participar. As provas podem ser uma experiência muito gratificante, mas é importante dar atenção a alguns pontos para ter um bom desempenho.

1. Inscrição

No site de inscrição você encontrará categorias como idade, dupla, ou dupla mista. Na maioria dos eventos, o circuito é dividido em duas partes: Turismo e Pró.

O circuito de Turismo geralmente é menor, e são voltados para quem está começando a competir e querem ganhar experiência. Já o pró é um circuito provavelmente um pouco mais complicado, e é onde estão pessoas mais focadas na corrida.

Você pode escolher a categoria que você quiser. Se está pedalando há 20 anos não precisa se envergonhar de ir no circuito de turismo, pois independente da categoria você ainda estará competindo.

Se for sua primeira prova, dê preferência em ir na categoria de turismo, pois a disputa será menor e poderá aproveitar os momentos do evento e ganhar experiência.

2. Pegue o kit da prova o quanto antes

Pegar o kit de uma prova pode ser bem estressante. Na maioria dos casos já é preciso entrar em uma fila, e se você for deixar pra última hora pode ser ainda pior.

Lembre-se que sempre vão ter pessoas que deixarão pra pegar o kit na última hora, e isso acarretará em filas mais lotadas.

Pegue o kit o quanto antes, se puder pegue ele no dia anterior, assim você terá mais tempo para fazer um aquecimento antes da prova e sem ter preocupações.

Com o kit em mãos, fixe a plaquinha de sinalização com sua numeração na bicicleta, e procure logo onde está o chip de monitoramento.

3. Saiba o que está por vir na prova

Faça um estudo da prova o quanto antes. Veja a assimetria e qual o tipo de terreno. Caso seja uma prova de Mountain Bike, por exemplo, dependendo do terreno a bicicleta necessitará de um pneu diferente e de uma calibragem mais adequada.

Procure saber onde são os pontos de hidratação, assim você vai conseguir planejar melhor uma estratégia de hidratação.

4. Pergunte

Os participantes que já participaram de provas anteriores podem te dá alguma dica. Por exemplo, se faz diferença apertar na subida.

Essa informação pode ser muito útil, e os participantes veteranos podem fornece-la.

5. Observe os outros atletas

Veja como os outros atletas se organizam. Observe o que eles levam para as provas, pois pode ser importante para você levar também.

Por exemplo, se um atleta leva duas câmaras de ar pode significar que o terreno é pontiagudo e que o pneu pode furar.

6. Prepara-se fisicamente

O ciclismo já exige muito da musculatura, ainda mais o Mountain Bike que exige muita cadência e força no giro. Por isso é muito importante manter os treinos em dia.

Alimente-se bem, e tenha um bom preparo e um bom treino. Essas ações ajudarão você a completar o percurso com eficiência. Faça uma refeição e uma hidratação pré prova

7. Condicione seu cérebro

Parte de sua resistência está no cérebro. É importante ter uma mente forte numa competição, e ela é exercitada nos treinos.

Ficar longas horas em cima da bicicleta é um trabalho que exige muito esforço da mente também. Enfrentar o calor, chuva e terrenos irregulares pode ser bem desgastante.

Estar preparado mentalmente ajuda muito e vai ajudar você a completar a prova e alcançar os resultados esperados

8. Ajuste suas expectativas

Você precisa estar de acordo com que você pode fazer numa prova. Se você sabe que não consegue manter um certo ritmo e decidi tentar acompanhar um pelotão forte, poderá se prejudicar.

Coloque em prática aquilo que você treinou. Não tente superar as suas expectativas no momento da prova, se você sabe que não consegue ficar entre os top 10, ajuste suas expectativas para ficar entre os top 20, por exemplo.

Faça o seu melhor, fique no seu ritmo e dose sua força. É muito mais gratificante você chegar até o final de uma prova bem, e em uma boa colocação do que tentar superar sua meta pessoal e fracassar.

9. Aproveite todos os momentos

Aproveite todos os momentos da prova, desde a paisagem até as dificuldades.

Lembre o motivo de você estar competindo. O importante é você está se divertindo, mesmo que seja uma prova muito difícil procure, se divertir.

10. Faça um check-up

Verifique se todos os componentes da bicicleta estão funcionando bem. Atente-se para o grupo de marchas e os câmbios, ambos precisam estar bem regulados, lubrificados e limpos. Dessa forma você terá uma troca de marcha muito leve precisa.

Veja se os pneus estão em boa qualidade. Deixe-o bem limpo, sem nenhum corte na lateral e mantenha a pressão dele sempre bem regulada. Veja se os aros não possuem rachaduras e se os raios não estão estourados.

Mantenha a vida o útil da bike para evitar ter imprevistos.

Não mude nada às vésperas da prova. A configuração que a usou nos passeios e treinos deve ser a mesma nas provas. Se quer usar um guidão novo ou uma posição de mesa diferente, deixe para testar isso antes da prova. Fazer isso No dia do evento poderá te prejudicar.

11. Melhore sua resistência

Há uma relação entre força e resistência. Se você não tem boa força consequentemente não tem uma boa resistência.

Para aumentar resistência, você precisará aumentar progressivamente o tempo que quer percorrer. Por exemplo, se você pretende chegar a meta de pedalar 5 horas, comece percorrendo 3 horas, e reforce gradualmente.

Não aumente um dia após outro. Se você percorreu 3 horas em 1 dia, por exemplo, no dia seguinte percorra 2 horas e no outro dia depois, 3 horas e 30 minutos.

Caso você não tenha disponibilidade, ajuste essas horas de treino ao longo dos finais de semana. A qualidade não será a mesma, mas o importante é não deixar de fazer.

Faça isso até conseguir alcançar a sua marca, mas lembre-se que os treinos precisam ser progressivos e lentos. Assim, você preparará seu corpo para treinos mais longos e difíceis

Não queria fazer tudo de uma vez, se não você pode ter problemas. Sua musculatura pode não aguentar uma rotina de treino com 5 a 6 horas percurso. Nesse caso o fortalecimento muscular ajuda muito.

Se você não gosta de ir para academia, faça treinos em casa. Fortaleça o abdômen e os braços, isso irá agregar a sua performance na bike.

12. Largada

Tenha paciência na largada. Não precisa se desesperar, lembre-se que está em uma maratona e que elas não são vencidas nos primeiros quilômetros. Por isso não gaste toda a sua energia logo no início, se não ficará esgotado e será deixado para trás.

Por isso se posiciona muito bem, se está inseguro procure ficar nas beiradas, assim terá um pouco mais de segurança. Não fique no meio e na frente do pelotão de largada se for sua primeira prova, porque algumas lagartas costumam ser agressivas.

Se for iniciante procure ficar do meio para o final, mesmo que as categorias estejam separadas desse jeito não terá tantos problemas.

Dicas para provas de Mountain Bike

Se você for participar de una prova de mountain bike, é importante se atentar para as seguintes dicas:

1.Preste muita atenção no terreno

O terreno pode ser muito irregular, por isso busque caminhos nas trilhas onde a bike terá mais tração para prosseguir.

Preste atenção nas valas do terreno, e se vale a pena passar por elas. Muitas vezes a vala pode ser muito estreita e a roda ficar batendo. Se não houver outro caminho, tente entrar e passar sem pedalar.

2. Descidas

Quando você for descer, fique bem atento qual o melhor momento para fazer ultrapassagem. Tenha cuidado, se você estiver muito próximo da roda dianteira do outro competidor pode ser arriscado.

Sempre olhe para frente nas trilhas técnicas. Não se desespere, pode não valer apena se arriscar.

3. Trilhas

Nas provas é muito importante você ficar nas linhas, entretanto, se você achar outra com menos competidores pode ser mais vantajoso seguir por ela.

Fique atento apenas se nessa linha não há muitos obstáculos como pedras e raízes, pois exigirão mais esforço de você e isso pode atrapalhar.

Entretanto, a calibragem do pneu pode fazer muita diferença nesse caso. Tente também projetar o seu corpo para frente da bike, isso pode ajudar muito.

4. Terrenos

Em terrenos, como os de cascalho, tente aumentar a cadência. Dessa forma você terá mais tração para passar.

No caminho, observe o traçado em que há mais pessoas passando, pois provavelmente as pedras estarão mais compactadas e facilitará a passagem.